Visit Gijón » Cultura » No outono, a cultura reverdece

No outono, a cultura reverdece

 

Há ainda quase um mês de verão com muito que fazer, mas como somos previdentes, já planificámos um outono cultural, um tempo em que as folhas amarelecem e a cultura reverdece.

Dança

Começaremos com Dança Xixón, de 12 de outubro a 1 de novembro. O seu conteúdo desenvolve-se com programas e ações destinados a fomentar a criação, produção e difusão da dança contemporânea e do espetáculo gestual. Os espetadores terão ocasião de conviver com a dança em diversos espaços da cidade de Gijón/Xixón com o objetivo de vivenciar a dança como uma linguagem contemporânea. Além disso, há espetáculos de dança para crianças, programação aberta para adultos e ateliês e seminários.

Em destaque está o espetáculo W Momix Forever / Momix Dance Company, o Amor Brujo, de Víctor Ullate, no dia 12 de outubro, e Babaol, de EnÁmbar Danza, no dia 1 de novembro.

 

Gijón/Xixón, na voz do jazz

O Festival do Jazz de Xixón reúne no Teatro Jovellanos, de 11 a 13 de novembro, grandes atuações deste género. Este ano, as cabeças de cartaz são o baterista Manu Katché, que colaborou com Joni Mitchell, Sting, Dire Straits, Tears for Fears, The Christians, Robbie Robertson, Joan Armatrading, Paul Young, Tracy Chapman e Youssou N’Dour, entre outros, e The Stanley Clarke Band, que tocou com músicos da envergadura de Stan Getz, Joe Henderson, Horace Silver, Art Blakey, Dexter Gordon, Pharaoh Saunders e Gil Evans.

O programa inclui igualmente concertos, conferências e espetáculos no centro Cultural Antiguo Instituto. Uma das propostas é a conferência “Como ouvir jazz”.

Festival Internacional de Cinema de Xixón

Neste novembro, Gijón sabe a cinema. De 19 a 26, a cidade enfeita-se para receber a 54.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Gijón. É um encontro inquestionável para o amante do cinema de qualidade e uma oportunidade para ver uma quantidade de filmes de cinema independente, inéditos em Espanha.

Serão duas semanas em que a cidade respira cinema e as surpresas surgem a cada esquina. Para além da programação nas várias secções, organizaram-se cursos sobre diversos temas relacionados com a sétima arte, mesas redondas, encontros com os diretores… Além disso, também se pode assistir a concertos diários e participar em festas com música ao vivo.

Mais informações: http://www.gijonfilmfestival.com/

 

Festival de Gospel

 

Para fechar o outono, chega ao Teatro Jovellanos o festival de Gospel. De grande tradição na cidade, reúne os grandes valores deste estilo musical, chegados dos países onde se encontra mais enraizado, principalmente os Estados Unidos. Este ano, de 16 a 18 de dezembro, reúnem-se em Gijón: Barbara Hendricks, distinguida no ano 2000 com o Prémio Príncipe das Astúrias das Artes, apresenta um programa de Blues, Gospel e Espirituais Negros, descrevendo através da sua emotiva música a luta dos escravos pela liberdade, o fim da segregação racial e o Movimento pelos Direitos Civis; South Carolina Gospel Chorale, com uma amostra vibrante do comovedor soul tradicional e o gospel moderno; Black Heritage Choir, de Mississípi, que renderão tributo a Aretha Franklin.

Mais informações: http://www.teatrojovellanos.com/page/10241-festival-de-gospel

Publicar um comentário


Se os nossos artigos lhe interessam, não se esqueça de subscrever o nosso feed RSS