Visit Gijón » Cultura » Gijón, uma cidade milenar e ao mesmo tempo jovem e vibrante

Gijón, uma cidade milenar e ao mesmo tempo jovem e vibrante

A cidade de Gijón – Xixón em asturiano – está situada no centro da costa cantábrica, na encruzilhada de duas grandes rotas históricas: a rota romana da Via da Prata e o Caminho do Norte de Santiago de Compostela. Com esta situação geográfica privilegiada, Gijón/Xixón herdou um rico património arqueológico, onde destaca o castro da Campa Torres, as Termas Romanas de Campo Valdés, a Vila Romana de Veranes e um centro histórico, Cimavilla – o antigo bairro de pescadores –, cheio de edifícios singulares e de ruelas cheias de cor.

 

Gijón/Xixón é também uma cidade moderna e atual que reúne perfeitamente lazer, cultura, património, natureza e bem-estar e isto reflete-se em atrações turísticas tais como a Laboral, Cidade da Cultura, o Aquário, o Jardim Botânico Atlântico, o Museu dos Caminhos-de-ferro das Astúrias e também o centro de talassoterapia Talasoponiente. E tudo no âmbito de um turismo sustentável.Talasoponiente

 

O pitoresco porto desportivo, o passeio marítimo cheio de vida e as magníficas praias urbanas e rurais fazem de Gijón/Xixón uma autêntica cidade marítima, totalmente voltada para o oceano, o qual impregna o seu caráter e as suas tradições e lhe oferece produtos gastronómicos de excelente qualidade. A gastronomia local tem uma grande reputação pelos seus deliciosos e frescos mariscos e peixes, mas também pela favada e pela sidra, a bebida tradicional das Astúrias.

 

Gijón é uma cidade dinâmica e acolhe ao longo do ano numerosos eventos, dos festivais mais vanguardistas (L.E.V. FestivalGijón Sound Festival) às festas mais tradicionais (Semana Grande, Festa da Sidra), passando por muitos outros encontros desportivos, culturais e gastronómicos. Este ano, Gijón foi designada «Cidade europeia do desporto», e isto irá valorizar todas as suas qualidades desportivas.

 

Se quiser usufruir de tudo o que Gijón tem para lhe oferecer, consulte o site de Gijón Turismo e organize já a sua próxima viagem. Além disso, também pode descarregar a aplicação Gijón no bolso, que o guiará pela cidade… para nunca perder o norte!

 

Gijón, a capital da Costa Verde, está bem interligada pelo Aeroporto das Astúrias (com voos diretos de Lisboa e outras cidades, via Madrid, Barcelona, Paris ou Londres) e pelas Autoestradas do Cantábrico (A8) e Vía de la Plata (A66).

 

Não duvide e venha descobrir Gijón, Astúrias com sal!

 

Publicar um comentário


Se os nossos artigos lhe interessam, não se esqueça de subscrever o nosso feed RSS