Visit Gijón » Cultura » Gijón: gastronomía de fama mundial e sidra

Gijón: gastronomía de fama mundial e sidra

Já não é novidade para ninguém que o norte de Espanha é um dos destinos gastronómicos com maior reputação a nível mundial. E Gijón, não o esqueçamos, é a capital da Costa Verde, a costa setentrional da Península Ibérica. Talvez a proximidade do mar e das montanhas façam com que aqui, na região das Astúrias, se deem todo o tipo de produtos e de grande qualidade: peixes e mariscos, carnes e queijos e todo o tipo de derivados lácteos, leguminosas, legumes, frutas… cozinhados com esmero e, tudo isto, regado com a bebida popular das Astúrias: a sidra.

Em Gijón, é fácil passar pelas melhores experiências gastronómicas. Aqui, podem degustar-se petiscos ou doses em sidrerías e chigres (bares/restaurantes onde se bebe sidra) ou zonas de piqueniques ou comer em restaurantes Michelin. Há de tudo, para todos os gostos e carteiras. No velho bairro piscatório, de frente para o mar, entre carvalhos… as vistas e o ambiente acompanham.

 

Aqui também se pode percorrer um itinerário do mais apaladado que há. Gijón tem uma tradição pasteleira de primeira qualidade. Que melhor plano para uma tarde do que provar diversas especialidades doces e, de caminho, percorrer as ruas do centro para descobrir museus, galerias de arte ou lojas locais de estilo?!

 

Rota e Festa da Sidra

Mas se há algo que não passa desapercebido ao visitante é a cultura que gira em torno da sidra. Aqui é o único sítio do mundo onde se escança a sidra. Nos chigres, as pessoas contam histórias – e talvez algumas canções – acompanhadas por uma garrafa de sidra e um ou outro petisco. Mas se quiser conhecer mais, o melhor é inscrever-se na Rota da Sidra, visitar lagares e conhecer a elaboração da sidra, do pomar ao consumo final.

 

E com tudo dito, anote a última semana de agosto no seu calendário. De 22 a 28 de agosto, realiza-se a XXIII Festa da Sidra Natural, sem dúvida um dos grandes encontros festivos de todo o norte de Espanha. Durante uma semana, poderá deleitar-se com o Mercadín da Sidra e da Maçã, o concurso de escanções, o Autocarro da Sidra e a degustação popular nos lagares de toda a região. E, tal como todos os anos, poderá ir à Praia de Poniente para tentar bater o Récord Mundial de Escanciado Simultáneo (recorde do mundo onde muita gente serve a sidra de uma garrafa para o copo mantendo-os separados a uma distância considerável).

 

Como chegar

Agora, chegar é mais fácil do que nunca. Gijón está bem interligada pelo Aeroporto das Astúrias (com voos diretos de Lisboa e outras cidades, via Madrid, Barcelona, Paris ou Londres) e pelas Autoestradas do Cantábrico (A8) e Vía de la Plata (A66).

Não duvide e venha descobrir Gijón, Astúrias com sal!

Publicar um comentário


Se os nossos artigos lhe interessam, não se esqueça de subscrever o nosso feed RSS