Visit Gijón » Destaque » Gijon, destino turístico sustentável

Gijon, destino turístico sustentável

Gijon é uma cidade aberta ao mar que tem à disposição uma vasta oferta cultural, gastronómica e desportiva, além de um cobiçável anel verde, que a rodeia. Dispomos de todos os elementos necessários para ser uma das principais cidades do norte de Espanha mais responsáveis a nível nacional e internacional em matéria de sustentabilidade. Para tal, Gijon posiciona-se como a segunda cidade do mundo a conseguir a certificação Biosphere World Urban Destination, colocando-se na vanguarda no que diz respeito a turismo e a sustentabilidade.

E porque é que Gijon recebeu esta certificação? Gijon possui todas as qualidades para tal: cultura e gastronomia que se fundem com as suas paisagens verdes e o seu cuidado ambiental, uma qualidade de vida muito valorizada pelos seus residentes e um modelo turístico que aposta pela qualidade e pela satisfação dos seus visitantes. Neste sentido, os pontos fortes que tornaram Gijon num destino Biosphere foram:

- COMPROMISSO AMBIENTAL: mais de 85 % do concelho é zona rural. Destaca o Jardim Botânico Atlântico, único na Cornija Cantábrica, com uma extensão de 25 hectares onde se catalogam cerca de 30 000 plantas, destacando La Carbayera del Tragamón, com mais de 400 anos de antiguidade. Gijon trabalha com planos e estratégias ambientais, tais como o “Pacto do Alcaide”, comprometendo-se com a redução de 20 % do CO2 antes de 2020, ou o Sistema Europeu de Indicadores Sustentáveis (ETIS), que permite melhorar a gestão turística dos destinos da União Europeia participantes.

- CULTURA E TRADIÇÃO: Gijon é uma cidade com valores populares enraizados e com inúmeras atividades e museus que permitem aos turistas conhecer em primeira mão a história e os costumes locais. Além disso, conta com um Mercado Biológico e Artesão com o qual se pretende recuperar o artesanato local tradicional e favorecer o consumo de produtos biológicos e respeitadores do ambiente.

- MOBILIDADE SUSTENTÁVEL: a frota de transporte público é totalmente acessível a pessoas com deficiência e dispõe de medidas de controlo de emissões e o uso de biocombustíveis. Além disso, o Autocarro Turístico dispõe de certificações ambientais que verificam o seu compromisso para com a implementação de um sistema baseado na eficiência ambiental. Por outro lado, é de destacar os mais de 26 km de itinerário ciclista urbano que, ligados aos 40 km de caminhos verdes, representam uma rede ciclista de uns 66 km de extensão.

- COMPROMISSO SOCIAL: Gijon pôs em funcionamento diversos programas para impulsionar a atividade económica, a criação de emprego e o desenvolvimento sustentável. Além disso, garante-se aos grupos mais vulneráveis o atendimento e a cobertura das necessidades básicas. Destaca o início de um “Plano de acessibilidade integral e de não-discriminação” cujo objetivo é o de alcançar uma cidade acessível.

- DIFERENCIADOS PELA QUALIDADE: Premiado como o melhor destino de qualidade turística no ano 2012 pelo Ministério da Indústria, Energia e Turismo de Espanha e sendo reconhecido de novo pelo trabalho desenvolvido durante o ano 2012, Gijon trabalha baseando-se num modelo turístico diferenciado em assuntos de inovação, qualidade e ambiente.

- OFERTA PRIVADA COMPROMETIDA: Na linha da certificação Biosphere, foi posto em marcha o projeto “Gijon Turismo Responsável, Empresas Comprometidas” com os estabelecimentos distinguidos: Infogijón, hotéis como o Hotel Abba playa Gijón, o Hotel Tryp Gijón Rey Pelayo e o Parador de Gijón Molino Viejo e os Centros de Interesse Turístico Laboral Cidade da Cultura e LABoral Centro de Arte e Criação Industrial.

Estas empresas atuam como grupo de trabalho para desenvolver ações de melhoria do destino e das empresas como objetivo principal da cidade de Gijon.

Deste modo, Gijon adquiriu um compromisso e apostou firmemente em trabalhar na sua consolidação como destino turístico diferenciado, sustentável e em ser uma referência em assuntos de inovação, ambiente, responsabilidade e qualidade.

Publicar um comentário


Se os nossos artigos lhe interessam, não se esqueça de subscrever o nosso feed RSS