Visit Gijón » Cultura » Dia da Rota Vía de la Plata em Gijón

Dia da Rota Vía de la Plata em Gijón

Com o objetivo de revalorizar um dos itinerários culturais mais importantes em toda a Europa, e coincidindo com o aniversário do imperador romano Trajano (53 d.C.), no próximo dia 18 de setembro celebra-se o Dia da Rota Vía de la Plata no país, dando-se assim o tiro de partida para um mês repleto de atividades que se realizarão nas localidades que se encontram ao longo desta Rota.

Esta iniciativa, criada em 2014, tem como objetivo «valorizar um dos conjuntos mais interessantes do nosso património histórico bem como incentivar e alimentar o seu percurso como produto turístico multirregional e multilocal». Com esta finalidade, os municípios desta associação organizaram-se para mostrar ao público a herança que o legado romano deixou nas suas ruas e assim «aumentar e completar o conhecimento sobre os municípios ao longo do percurso deste atrativo itinerário».

Entre as oito províncias pelas quais esta Rota passa, encontramo-nos com as Astúrias, sendo Gijón parte integrante deste itinerário cultural com o qual partilha o seu passado romano.

Se quiser conhecer o trajeto da Rota Vía de la Plata na sua passagem por Gijón, tem a oportunidade de fazê-lo no próximo dia 10 de outubro às 10h. A visita terá uma duração de 4 horas; parte das Termas Romanas de Campo Valdés, durante a manhã as pessoas deslocam-se de autocarro até Cenero e dali faz-se um passeio a pé até à Vila Romana de Veranes.

As pessoas interessadas em participar, só terão de fazer a reserva entre os dias 5 e 9 de outubro em Infogijón (985 341 771) até preencher as vagas. Além disso, entre os participantes será sorteado um fantástico menu romano para saborear a gastronomia dos nossos antepassados.

Prepare o seu calçado mais cómodo e… conheça a parte mais romana de Gijón!

Publicar um comentário


Se os nossos artigos lhe interessam, não se esqueça de subscrever o nosso feed RSS